quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Energia Geotérmica

Energia geotérmica no Mundo
Geotermia é a designação usada para o conjunto das ciências e técnicas que estudam e exploram o calor terrestre ou energia geotérmica.
A energia geotérmica tem origem no interior da terra. Em termos médios, a temperatura aumenta, com a profundidade, cerca de 33ºC por Km. Porém, devido à heterogeneidade da crusta terrestre, o gradiente de temperatura pode ser inferior ou superior àquele valor. São as zonas de elevado gradiente, que mais interessam para aproveitamento energético. As designações de alta e baixa entalpia, são geralmente utilizadas para caracterizar as características térmicas do fluido, consoante a sua temperatura é superior ou inferior a 150ºC. O aproveitamento da energia geotérmica implica a existência de um fluido, normalmente a água, que transporte o calor do interior da terra para a superfície. Este fluido pode existir na formação, como água fóssil contemporânea da sedimentação, ou ser proveniente da infiltração da água das chuvas. No caso da sua não existência, pode recorrer-se à injecção de água, falando-se nestes casos de rochas quentes secas.
Este tipo de energia oferece, entre outras, a vantagem de ser renovável e pouco poluente.
Há evidências arqueológicas da utilização da energia geotérmica por gregos e romanos que a utilizaram para dela obterem calor.
O primeiro sistema de distribuição de calor urbano foi construído em Chaudes-Aigues (França) no séc. XIV estando ainda em actividade.
Já em 1175 se extraíam certos minerais das águas geotérmicas e no inicio do século XX algumas substâncias químicas começaram a ser extraídas das águas termais. Estes factores conduziram à criação de novas indústrias na região de Larderello (Itália) que mais tarde se comprovou ser o local mais quente de todo o continente europeu.
Em 1904 produziu-se pela primeira vez electricidade a partir do vapor geotérmico em Larderello.

Central geotérmica de Larderello - Itália

A primeira central de energia eléctrica geotérmica, de 250 kWe de capacidade, foi ali construída em 1913 e em 1914 já fornecia energia eléctrica à indústria química e a centros urbanos na região da Toscânia. Actualmente o campo geotérmico de Larderello produz 400 MWe de potência eléctrica.
Até que novas centrais geotérmicas fossem construídas, devido à novidade dos combustíveis fósseis, passaram-se 45 anos. Só em 1958 na Nova Zelândia e em 1959 no México, seguidas pelo início do desenvolvimento do recurso geotérmico na área de Los Alamos, a Norte de S. Francisco (Califórnia), em 1960, se voltou a considerar a exploração deste recurso, se bem que este esteja presente em muitos países.

Produção mundial de Electricidade de origem geotérmica


A última estimativa (2002), da capacidade mundial instalada em energia geotérmica foi de 8 000 MWe correspondendo a uma produção de 50 000 GWHe / ano proporcionando uma economia de 12,5 milhões de toneladas de petróleo por ano.
Produção mundial de calor de origem geotérmica



No mesmo período, uso directo da energia geotérmica (calor), a nível mundial, foi estimado em 15 200 MWt proporcionando 53 mil GWht nesse ano, o que corresponde a 15,5 Milhões de toneladas de petróleo por ano.










As utilizações finais do uso directo da energia geotérmica são muitos, entre elas se incluem o aquecimento ambiente, o aquecimento de água para uso doméstico e nos serviços, aquecimento de estufas, de instalações pecuárias e aquicultura, secagem de produtos agrícolas e climatização ambiente através de ciclos de absorção.

A dimensão do recurso geotérmico, em energia térmica nos 10 km superiores da crusta terrestre, segundo o Departamento de Energia dos EUA, equivale a 50 mil vezes a energia de todos os recursos de petróleo e gás natural conhecidos.
Projecções razoáveis sugerem que se poderá alcançar pelo menos 10% de crescimento ao ano nas aplicações de energia geotérmica até 2010.
As Filipinas possuem a maior proporção de energia eléctrica produzida por via geotérmica (27% em 2002) na oferta nacional de energia eléctrica e pretende converter-se no primeiro produtor de energia eléctrica geotérmica a nível mundial.

A Energia Geotérmica no Portugal


Em Portugal Continental existem apenas situações de baixa entalpia que estão relacionadas com a balneoterapia, praticada desde há longos anos. Mais recentemente o recurso tem sido utilizado para o aquecimento ambiente e de estufas.
Em consequência da crise energética dos anos setenta e ao desenvolvimento do projecto geotérmico dos Açores visando a produção essencialmente de electricidade, levou à regulamentação do sector através do Decreto-Lei nº 560/-C/76, de 16 de Julho que define o regime da prospecção, pesquisa e exploração de recursos geotérmicos e determina sua a integração no domínio público do Estado.
Posteriormente, devido ao interesse no aproveitamento do recurso de baixa entalpia, no continente, foi criado novo enquadramento jurídico estabelecido pelos Decretos-Lei, 87/90 e 90/90,de 16 de Março.

fonte:http://www.dgge.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário